Fazer uma publicação em um perfil de rede social parece ser algo muito simples, não é mesmo? Se você seguir de forma intuitiva, sim. Mas será que isso significa que você atingiu o que gostaria com o post? Grandes marcas sabem que sem estratégias elaboradas em um planejamento eficiente, os resultados para os seus negócios não vão chegar da forma que esperam.
É preciso entender que um perfil comercial funciona como a vitrine de uma empresa. Com isso, você pode utilizar as redes sociais para reforçar a identidade e o propósito da sua marca, facilitando o relacionamento com o cliente através dos canais digitais.
Quer saber como começar bem nas redes sociais? Confira 5 dicas básicas para dar o start que estava faltando ao seu negócio no marketing digital e iniciar o processo de gestão das redes sociais da sua empresa.
1. Encontre o seu público na internet
Já sabe como é o seu público ou quais pessoas você almeja atrair com o seu produto/serviço? É preciso descobrir as características que o seu público tem em comum, como por exemplo, o que gosta de acompanhar on-line e como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo a ter uma vida melhor, facilitando o dia a dia das pessoas.
Essas são possibilidades para começar a traçar um perfil, mas esse trabalho precisa ser constante para que sua empresa tenha sempre informações atualizadas sobre o comportamento de quem consome e segue sua marca. Assim, a comunicação tende a ser cada vez melhor, comparando as informações obtidas na web com as que você tem em ambiente físico. Esse feedback inicial é fundamental para o desenvolvimento das personas nas redes sociais.
2. Comece o planejamento
Sua equipe é pequena? Busque direcioná-los a focar na rede social que seja mais interessante de acordo com a identidade do seu negócio e invista em qualidade e frequência, trazendo conhecimento para a sua audiência. Otimize o trabalho da sua equipe com a aquisição de ferramentas para o agendamento das publicações, facilitando a rotina de todos e ganhando tempo.
Os conteúdos precisam ser pensados com antecedência, geralmente 1 mês antes de serem publicados. Assim, é possível trabalhar o lançamento de produtos, promoções, datas comemorativas importantes para o seu público e realizar campanhas de impacto. Evite imprevistos e consiga prever resultados com planejamento.
3. Pesquise sobre as tendências e os padrões do mercado
Busque inspirações que sejam referência no mercado e acompanhe as empresas do mesmo segmento que o seu para avaliar seus pontos fortes e fracos. Cuidado para não copiar, a ideia aqui é fazer uma análise da comunicação, para assim, buscar apresentar uma abordagem mais original, despertando insights que farão sua empresa se destacar frente às demais.
4. Conteúdo diversificado faz a diferença
Nas redes sociais, é preciso testar os diversos formatos (vídeo, imagem e texto) para descobrir qual pode gerar maior engajamento ao seu negócio, ou seja, qual consegue obter a maior soma de curtidas, compartilhamentos e comentários. É bastante comum um vídeo conseguir melhores números, mas isso depende muito do segmento da marca. Por exemplo, no ramo da moda é mais comum fotos conseguirem melhores resultados, pois apresentam visualmente os produtos de forma mais rápida e com riqueza de detalhes que influenciam na compra.
4.1 É muito importante também diversificar a sua timeline com temas que não foquem apenas no produto específico, no caso, na venda direta. Para ter um público fiel e que goste de acompanhar as redes sociais de uma empresa, é preciso fortalecer o relacionamento trazendo benefícios para o dia a dia das pessoas, compartilhando novidades, dicas, mostrando o cotidiano da empresa de forma divertida e buscando alternativas que deixem a sua marca mais humanizada e que gere conexão com o público.
4.2 Lembre-se que nem sempre ter um grande número de curtidas significa que você está convertendo em vendas. Os comentários realmente podem fazer a diferença nesse processo de conversão, assim como o compartilhamento, enquanto as curtidas podem ajudar você a ter uma melhor visibilidade em ambiente digital.
5. Invista na identidade visual
O reconhecimento da sua marca no mercado depende muito dessa etapa, com a influência das cores, das fontes e da padronização na memória do público. Principalmente no feed do Instagram, a paleta do seu conteúdo visual faz toda a diferença e representa organização e personalidade.
Gostou das dicas? A gente ainda vai falar mais sobre esse assunto por aqui. Fique de olho em nosso blog e se precisar de ajuda para alcançar resultados no marketing digital da sua empresa, conte com a gente!