Por que trabalhar com Inbound Marketing?

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Por que trabalhar com Inbound Marketing?

Sabe quando você está assistindo a um vídeo e é interrompido por um anúncio de algo fora do seu campo de interesse? Ou então está visitando um site e aparecem vários daqueles pop-ups no meio da tela atrapalhando sua leitura? Há ainda aqueles casos de ligações indesejadas feitas por empresas de telemarketing em horas inconvenientes… Embora tenham sua eficiência, essas táticas começaram a enfrentar alguma resistência dos consumidores e de alguns anunciantes, por conta da dificuldade em relação à mensuração dos resultados, dependendo dos veículos de comunicação. Esse modelo unilateral de marketing é o Outbound, que consiste em chamar atenção do público de forma mais precisa para informar, persuadir e relembrar, sem necessariamente necessitar da permissão dos receptores das mensagens.

Com a evolução dos meios de comunicação e do comportamento de consumo das pessoas, o controle das mensagens, que antes estava com as empresas e marcas, passou a ser dividido com os consumidores que, agora, podem escolher não apenas o que compram, mas as mensagens que desejam receber. Fique ligado nesses números para entender melhor:

● 85% das pessoas mudam de canal na hora dos intervalos comerciais quando estão assistindo TV.

● 84% de pessoas entre 25 e 35 anos tendem a sair de um site que tenha um grande número de banners.

● Mais de 200 milhões de americanos vêm usando o serviço ‘Do not call’ para não serem perturbados por empresas de telemarketing.

Esses são alguns dos fatores que contribuíram para a ascensão de um novo modelo, o Inbound Marketing, que pode ser traduzido do inglês como ‘marketing de atração’.

O Inbound Marketing, que tem como pilares a demonstração, o envolvimento e o empoderamento, nada mais é do que o conjunto de estratégias para atrair e converter usuários espontaneamente. Ele ensina que mais do que persuadir é importantíssimo que as empresas e marcas criem uma conexão com o seu público, encantando, mostrando preocupação com o que ele pensa e entendendo bem suas necessidades para, aí então, auxiliar no que falta em cada etapa de compra. Muito resumidamente, podemos dizer que é atrair mais sutilmente; é conquistar clientes oferecendo o que eles mesmos querem consumir.

Com isso, as pessoas impactadas por esse conteúdo de qualidade, criado e direcionado para elas, tendem a se sentir confiantes a ponto de permitir que a empresa ou a marca em questão se aproxime mais. A partir daí, começa a acontecer a construção de um relacionamento saudável, que tem grandes possibilidades de resultar em venda.

Agora que você já está mais por dentro e já entendeu que o Inbound Marketing tem foco no conteúdo para oferecer informações mais relevantes que agreguem valor tangível ou intangível ao cliente em potencial, vamos falar um pouco sobre a aplicação dele na prática através dos seus três pilares essenciais.

 Marketing de conteúdo

Produção de um conteúdo relevante e de qualidade, que vai atrair os olhares para a sua empresa. É essencial saber as preferências do seu público-alvo, definir personas e, baseado nisso, criar o tipo de conteúdo que o seu público receberá da melhor forma.

SEO

Normalmente, os consumidores iniciam o processo de compra on-line usando os mecanismos de busca (o Google, por exemplo) para encontrar o que precisam. Para ser vista com facilidade, a sua empresa precisa estar bem posicionada e é nesse momento que as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são indispensáveis, pois são elas que garantirão que seu site vai aparecer em destaque nas buscas.

Mídias Sociais

Marcar presença nas plataformas de mídias sociais hoje em dia é essencial para qualquer empresa, pois esses canais, além de ter uma grande quantidade de usuários, ainda permitem um fácil compartilhamento de conteúdo e possibilitam uma maior aproximação e envolvimento com os consumidores. Interagir com as pessoas no momento certo faz toda diferença para o seu negócio.

E para você que está preocupado com o quanto teria que “gastar” com isso tudo na sua empresa ou com sua marca, a notícia também é boa: o Inbound Marketing pode ter um custo até 62% menor que o investimento nas táticas do Outbound. Sem falar que no Inbound a mensuração dos resultados pode ser acompanhada em tempo real, permitindo inclusive que, caso algo não saia como planejado, seja mudada a estratégia de forma imediata para reverter a situação. Agora dê uma olhada em mais alguns motivos para trabalhar com esse modelo.

● Tudo o que é aplicado em Inbound Marketing é estudado e monitorado a todo momento, com nada partindo puramente de intuição. Por isso, é possível gerar resultados mais efetivos.

● O ROI (retorno sobre investimento) médio produzido por meio da estratégias de Inbound Marketing é de 275%.

● Segundo empresas que aplicaram essas estratégias, cerca de 57% dos contatos de cliente adquiridos vieram por causa dos blogs.

● 92% dos profissionais de marketing dos EUA vêem o Inbound Marketing como essencial para as empresas, levando em consideração a economia atual.

● Cerca de 80% das pessoas fazem busca on-line.

● 70% é a média de internautas que clicam em links que resultam de busca orgânica e não em anúncios pagos.

● Empresas que investem mais de 50% do orçamento em Inbound Marketing para conquistar novos clientes afirmam uma grande diminuição de custo por lead.

● 72% dos executivos dizem que as mídias sociais fazem toda a diferença no fechamento de negócios.

● Empresas que usam blogs tem 97% mais links para seus sites.

● Os clientes que percebem as marcas através das estratégias do Inbound Marketing tendem a se tornar seus ‘advogados naturais’.

Depois de ver tudo isso, é impossível não terminar com aquele convite irrecusável: que tal começar a traçar sua estratégia agora mesmo e investir em um método ainda mais eficiente para alavancar o seu negócio e deixar que ele traga soluções para as pessoas? 

Ficou interessado e quer entender melhor sobre o assunto? Dá uma olhada nos links abaixo:

● https://exame.abril.com.br/negocios/economidia/5-motivos-para-investir-em-inbound-marketing/

● https://exame.abril.com.br/negocios/economidia/5-motivos-para-investir-em-inbound-marketing/

E conte com a gente para colocar sua estratégia de Inbound Marketing em prática!

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