Se você acompanha nosso blog, já sabe muito bem o que são leads. Mas para quem está chegando agora ou para quem deu aquela esquecida, vai aqui um resumo bem básico, antes de começar a falar sobre o motivo desse post: mais do que apenas um cliente em potencial que faz parte do seu público de interesse, lead é o cliente em potencial, que já tem uma determinada relação com o seu produto ou empresa. Essa relação pode vir através do preenchimento de um formulário on-line para recebimento de newsletter ou através de comentários feitos em seu blog, por exemplo. Em um resumo mais enxuto ainda, lead é o potencial cliente que já demonstrou interesse por consumir o seu produto e que por isso está ao alcance da sua empresa. Agora vamos adiante!
Outra coisa bastante importante de ser lembrada é que a geração de leads é um fator importantíssimo no aumento dos resultados da sua empresa a médio e longo prazos, pois a manutenção de uma relação de confiança, onde a sua marca cativa e atrai os seus possíveis consumidores, é o que os deixará mais seguros para a escolherem assim que precisarem da solução que ela oferece.
Para fazer um desconhecido virar um visitante, as redes sociais, SEO e posts em blogs fazem a frente e atraem a atenção. Para converter esses visitantes em leads, entram em ação os e-mails e automação de marketing, as landing pages, call to actions e conteúdos mais ricos. Agora… como transformar esses leads em vendas? Será que há uma fórmula mágica que garanta esse feito?!
As estratégias para converter leads em vendas mudam de negócio para negócio, mas uma coisa que elas têm em comum é que sempre serão desafiadoras. Isso porque, infelizmente, não há uma garantia de que um lead vai se transformar em um cliente, porém, há formas de diminuir o risco. O número relativamente baixo da taxa de conversão em uma corretora de imóveis, por exemplo, pode desanimar, só que em contrapartida também é crucial refletir a respeito: será que o tempo de resposta dos corretores não está muito acima do indicado para não perder o interesse do cliente? Será que a escolha de não deixar à mostra o valor dos imóveis está atraindo leads com potencial de compra abaixo do que realmente vale o imóvel, gerando uma taxa grande de não conversões?
Abaixo, algumas estratégias importantes nessa incansável busca de converter leads em vendas.
Conheça sua persona
Traçar o perfil ideal do cliente que você quer atrair é fundamental para uma estratégia de conversão eficiente e a representação desse perfil é o que chamamos de ‘persona’. A persona deve ter hábitos, interesses e características que façam parte do target, bem como média de idade, gênero, localização, etc. Tudo isso deve ser levado em consideração para que a sua mensagem possa atingir o seu público, de fato, com a linguagem adequada.
Entenda o papel do funil de vendas e siga os estágios
Cada pessoa está em uma jornada de compra. Assim, entender em que parte desse processo estão os seus leads é essencial na produção do conteúdo ideal para cada grupo em seus determinados momentos. Com o passo a passo seguido corretamente, você passa a qualificar seus leads e desta forma será mais fácil atingir o sucesso na hora indicada de tentar a venda.
Agregue valor com novidades e conteúdos únicos
Mais do que mandar e-mails, a nutrição de leads consiste em oferecer conteúdo de extrema relevância para a sua audiência. Fazer com que os leads se sintam privilegiados – seja através de postagens interessantes no seu blog, passando por soluções mais completas e direcionadas às necessidades deles ou até com ofertas e promoções – é um dos principais segredos quando o assunto é conversão.
Capriche nos CTAs
Call to Action são as ‘chamadas para ação’. Estas podem vir através de banners, links e botões, por exemplo, e nada mais são do que um convite para que o usuário faça movimentos previamente direcionados pela estratégia de marketing. É importantíssimo que os CTAs sejam criativos e bem bolados para atrair os olhos e induzir à ação, aumentando assim as chances de atração dos clientes e do sucesso dentro da jornada de cada um.
Mensure tudo
Relatórios permitirão que você saiba onde acertou ou não, e indicarão com mais nitidez o momento certo de abordar seus leads. Tudo o que realizar nos seus planejamentos devem ser acompanhados detalhadamente, afinal, é identificando as métricas que você poderá perceber de que forma elas poderão contribuir com as suas estratégias. Lembre-se: o que não é medido dificilmente é bem gerenciado.
Não ‘acabe quando termina’
Invista no follow. Um cliente nunca deve se sentir usado apenas para gerar uma venda. Quanto mais atenção você der aos seus consumidores – até mesmo os que ainda não concretizaram um negócio – mais satisfeitos eles ficarão e isso os aproximará de outras compras, além de incentivá-los a fazerem propaganda do seu produto.
Agora que você já aprendeu mais esse tanto de coisa, que tal observar se o seu negócio está indo rumo à tão sonhada conversão? E, claro, mais importante que observar é agir para que esse sonho seja alcançado.