Agora é a hora do checklist para saber se você está no caminho certo de fortalecer a presença digital do negócio em que atua. Seguiu os passos dos artigos “Presença digital: como avaliar a sua?” e “Presença digital: por onde começar?” Se ainda tiver dúvidas sobre a construção desse caminho, confira o que já falamos sobre o assunto por aqui para que sua empresa alcance resultados, impulsione vendas e feche cada vez mais negócios.
Entender a importância do posicionamento de uma marca na web é fundamental para ampliar o reconhecimento de uma empresa. Isso é investir em meios inovadores para que o marketing evolua e vá além do tradicional. Se você deseja que sua empresa alcance credibilidade no cenário atual, confira nosso checklist com o passo a passo para a sua marca ser encontrada na internet de forma consciente.
O posicionamento
Identifique as dores e apresente temas relevantes para o seu público-alvo
A estratégia do site
Pesquise uma plataforma que promova boa navegabilidade, experiência e confiança para seu público.
Compre um domínio e escolha o nome dele
Assine uma hospedagem
Configure um e-mail profissional
Integre o domínio à conta que você escolher
Escolha um template funcional e atrativo
Crie o blog corporativo
Instale plugins
Otimizado para SEO (links; palavras-chave, código-fonte, etc)
Mantenha conteúdo relevante e atualizado por especialistas
Os perfis nas redes sociais
Já falamos muito por aqui sobre a importância das redes sociais no papel de influenciar e se relacionar com o público. Mas também comentamos que isso vai muito além de criar contas em todas elas. Uma presença digital que se preza não vive sem estratégia e sem saber qual conteúdo vai funcionar melhor em cada perfil.
Defina os objetivos mensuráveis
Escolha estar nas redes que mais estejam de acordo com os resultados esperados
Baseado nos estudos da persona, defina tom de voz e territórios de conteúdo
Investir em anúncios com base nos estudos e os segmente
Defina a regularidade das publicações sempre visando o mês seguinte
Invista em interação consciente e leve informação verdadeira
Analise os avanços e siga monitorando
Onde o Google Meu Negócio me leva?
Estar no Google Maps é se conectar para ser localizado. Para o público chegar até você presencialmente, ele precisa encontrá-lo, ressaltando que a internet é a melhor forma para as pessoas saberem onde você está.
Crie uma conta e faça o login
Preencha seu endereço corretamente
Faça todo o cadastro e adicione imagens do seu negócio
O horário de funcionamento é fundamental para um feedback positivo dos clientes
Observe os insights e avaliações que a plataforma fornece regularmente
E-mail marketing
A sua lista de contatos poderá ser criada através dos leads. Eles poderão chegar até você através de e-books, newsletters, webinars, artigos e muitas outras formas. Como mencionamos no artigo “O que são canais de conteúdo e em quais devo estar?”, a prioridade será desenvolver um conteúdo rico.
Crie uma lista de contatos
Preocupe-se em mostrar o que você tem a oferecer como algo solucionador, argumente e gere interesse para quem irá receber seu e-mail
Avalie o nível de engajamento e oferece conteúdo diferenciado para quem for “ativo” nesta lista, assim como reavalie e mude sua estratégia de conteúdo para quem não vem apresentando interesse
Personalize a troca dessas informações com promoções, novidades, relevância e muito mais
Descubra onde está e aonde pretende chegar. Se você já segue algumas dessas etapas, analise seus números: visitantes, páginas mais acessadas e pesquise de onde são e como as pessoas chegaram ao seu site ou perfil. As ferramentas do Google são muito importantes nesse processo e contar com uma equipe sólida para construir esse trabalho junto com você faz toda a diferença.
Afinal, é preciso bastante foco e estudo em cada parte do processo para estruturar uma presença digital forte e que alcance sucesso. Conte com a gente nesse desafio!