Aí você, que é CEO de uma empresa, vai lá, tem toda uma preocupação, monta estratégias de comunicação, investe em marketing digital, entende como calcular o ROI, coloca as estratégias no ar e pronto: consegue realizar a tão esperada venda! Objetivo atingido, tudo perfeito, dever cumprido… Certo?! ERRADO! Se você pensa que a venda é o ponto final de toda essa caminhada, a gente tem uma coisa muito importante e necessária para dizer, ou melhor, para lembrar: sabe aquele ditado “quem não dá assistência abre concorrência”? Ele é real e mostra todo o poder da sua aplicabilidade nos negócios de quem insiste em não considerar o famoso pós-venda. Já quem enxerga o potencial que esse conjunto de ações tem, por sua vez, conta com o privilégio de saber que o pós-venda de hoje pode facilmente – e provavelmente vai – transformar-se na venda de amanhã!
É um erro gigantesco das empresas concentrarem todos os seus esforços apenas na parte da conquista de novos clientes. As pessoas a cada dia consomem não só um produto, mas uma experiência com a marca. E essa relação envolve o estímulo de confiança, valor e atenção. Para os mais focados no lucro, uma informação que torna o pós ainda mais essencial: mesmo depois de comprar, o cliente continua sendo uma grande oportunidade de compra. Outro detalhe: já parou para pensar ainda que é mais barato vender para alguém que já comprou o seu produto do que para alguém que nunca o experimentou? Pois é!
Pós-venda é o conjunto de práticas que acontece após a finalização da venda da sua solução, produto ou serviço, e que tem como objetivo garantir um relacionamento satisfatório e fiel com quem acabou de fazer a compra. Afinal, tão importante quanto captar é reter quem já conhece o que você está vendendo. Um e-mail, Whatsapp ou mesmo um telefonema, por exemplo, faz toda a diferença para quem acabou de comprar. E se houver problemas com a venda, é estratégico usar esse momento ao seu favor e se adiantar, agilizando a solução sem que o cliente nem precise se dar ao trabalho de acionar o suporte.
Empresas que têm esse cuidado de entrar em contato com seus clientes para ouvir suas impressões acabam construindo uma relação memorável. Basta se colocar no lugar de consumidor para se dar conta de que é quando se atinge esse nível de boa experiência e intimidade com uma marca que a gente passa a não ter dúvidas antes de recomendá-la para outras pessoas.
Confira algumas práticas importantes de como realizar um pós-venda eficiente para alavancar seu negócio e seus resultados:
Construa um relacionamento com o seu cliente
Enxergue o cliente não apenas como parte do processo de compra, mas como pessoa passível de necessidades específicas, de desejo de fazer parte de uma experiência maior e de querer também se sentir importante, valorizado e respeitado dentro de todo esse universo. Mantenha contato e fique sempre por perto.
Atendimento logo após a venda
Agradecer ao cliente por ele ter comprado seu produto parece uma coisa boba, mas faz uma grande diferença. Atualizá-lo sobre as etapas da entrega, por exemplo, passa segurança, transmite atenção. E é esse cuidado que aumenta significativamente a chance dele realizar outras compras com você. Uma pesquisa de satisfação simples já contribui no recebimento de feedback, e saber exatamente onde acertou e onde pode melhorar sua atuação é um grande diferencial.
Utilize CRM
O CRM (Customer Relationship Manager) otimiza essa boa relação comentada nas dicas anteriores. O software atua no armazenamento de dados criando um histórico da interação com cada cliente, contendo dados relacionados às compras, à comunicação, etc. Ele também possibilita o envio de novidades como ofertas e promoções, entre outras comunicações direcionadas pelos seus objetivos. Pesquisas recentes da SalesForce também mostraram que a aplicação de CRM contribui no aumento das vendas em até 29%, além de ser um ótimo aliado para converter melhor os seus leads.
Recompense a fidelidade
Oferecer descontos em compras futuras é trabalhar com vantagem. E vantagem, você sabe, é um dos principais caminhos que levam a novas vendas. Não pagar frete, oferecer algo “de presente” após determinado número de compras (cartão fidelidade) ou algum bônus na compra de outro produto são atitudes que farão seu cliente pensar duas vezes antes de procurar a concorrência.
Ofereça conteúdo
Uma empresa que disponibiliza mais do que produtos ou serviços aos seus clientes alcança uma maior taxa de engajamento. Enriquecer a experiência do cliente também encurta caminho para fidelização, então aproveite e produza conteúdo relacionado à sua área de atuação. Uma marca de creme para cabelos que tem um blog sobre cuidados capilares, por exemplo, aumenta o alcance indireto de mais e mais pessoas.
Essas dicas iluminaram um pouco mais sua cabeça sobre a importância do processo, né? E é porque foram só algumas. Agora que você já está mais por dentro é a hora de praticar! Criar a sua estratégia de pós-venda é, sim, garantia de dar um upgrade no seu negócio.
E se você está buscando dar esse up, a gente pode ajudar!
Todos nós amamos clientes, mas a nossa marca é mais do que isso. Veja nesse ebook como o branding é importante para sua empresa!