Feed zero: a nova cara da geração Z nas redes sociais

HSM Marketing Integrado >

Notícias >

Feed zero: a nova cara da geração Z nas redes sociais

As redes sociais estão passando por um fenômeno interessante e que vem conquistando os mais jovens: o feed zero. Essa tendência, muito popular entre a geração Z, mostra como o uso das plataformas vem mudando à uma velocidade que ainda impressiona. 

Mas o que significa o feed zero, exatamente? Por que tanta gente anda preferindo um perfil vazio e quase sem postagens?

1. O que é o feed zero?

A ideia de feed zero é simples: apagar ou arquivar postagens antigas, deixando o perfil limpo, sem nenhuma foto publicada. É como se o feed se tornasse um reflexo do minimalismo digital.

Para muitos da geração Z, ter um feed zero é uma forma de comunicar que eles não estão interessados em alimentar a cultura do “mostrar tudo”, de se expor excessivamente. O foco está em viver o presente, sem a necessidade de documentar cada passo. 

2. Mais privacidade, menos pressão

Indo na contramão da superexposição, essa escolha está alinhada com a busca por maior privacidade de quem já nasceu e cresceu em um “mundo online 24h”. Diferente das gerações anteriores, que abraçaram as redes como vitrines da vida pessoal, os Gen Zers mostram um comportamento mais reservado. Eles sentem menos necessidade de expor conquistas e opiniões, preferindo interações mais pessoais como no direct ou em grupos fechados.  

Além disso, o feed zero pode ser uma resposta à pressão das redes. Quantos likes recebo? Como estou sendo visto? Apagando o feed, essas preocupações diminuem, trazendo mais leveza ao uso das plataformas.

3. Low profile como estilo de vida

O “low profile” se conecta com perfis discretos, fotos raras e legendas minimalistas. O que até pouquíssimo tempo não era visto com bons olhos (e continua assim para alguns millennials) nas redes, sendo até interpretado com desconfiança, agora está em alta. É como se a geração Z dissesse: “menos é mais”. Para eles, o excesso de postagens saturou e pode estar associado à necessidade de validação, algo que vai contra o desejo de autenticidade.

4. Impactos nos tempos atuais

Esse movimento provoca reflexões maiores. Será que estamos caminhando para redes sociais mais humanas e menos performáticas? Ou a nova tendência é apenas uma inversão do jogo de aparências? Afinal, este movimento não atingiu os stories, muito pelo contrário. A segurança da impermanência do conteúdo, já que publicações nos stories expiram em 24h, é o que mais vem atraindo o público.

O fato é que o feed zero está influenciando até mesmo marcas e criadores de conteúdo. Perfis mais clean e menos focados em quantidade estão ganhando espaço, exigindo um novo olhar sobre estratégias de marketing.

5. Menos é mais. Será?

Enquanto a geração Z redefine o uso das redes, o feed zero deixa uma mensagem clara: compartilhar menos pode significar viver mais. Esse movimento reflete não só um comportamento, mas um estado de espírito: autenticidade, liberdade e desapego digital. 

E você, o que acha dessa tendência? 

Compartilhar:

plugins premium WordPress