Ação de endomarketing marca o Dia Internacional da Mulher.
O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, celebra as conquistas das mulheres nos campos profissional, social e econômico ao longo dos anos.
Esta data comemorativa surgiu como uma homenagem ao movimento de luta das mulheres por cidadania, melhores condições de trabalho e igualdade de direitos trabalhistas. Tudo começou quando, em 8 de março de 1857, trabalhadores de uma fábrica têxtil de Nova Iorque, a maioria mulheres, fizeram uma paralisação exigindo melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas. Elas foram reprimidas violentamente pela polícia. Na mesma data, em 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque fizeram uma manifestação para relembrar o movimento de 1857. Dessa vez elas também reivindicavam o direito ao voto feminino e fim do trabalho infantil. Esse movimento também foi duramente reprimido. E em 25 de março de 1911, cerca de 150 pessoas morreram, a maioria mulheres, em um incêndio de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque. Elas protestavam contra as condições precárias de trabalho e segurança, mas foram impedidas de sair da fábrica quando o incêndio começou.
Esses acontecimentos provocaram uma série de mudanças nas leis trabalhistas, gerando melhores condições para todos os trabalhadores norte-americanos. Com o tempo, essas conquistas foram estendidas aos trabalhadores de diversas partes do mundo. Por isso, a fim de lembrar essas mulheres anônimas que contribuíram para dar visibilidade à luta feminina, o 8 de março acabou sendo instituído como o “Dia Internacional da Mulher”.
Embora tenha um contingente bem menor de mulheres entre seus colaboradores, a força de trabalho feminina está presente no Grupo Moura e sua importância sempre suscita campanhas de envolvimento por parte da comunicação interna. Desta vez, as 620 mulheres que atuam nas mais diversas áreas da empresa, dos escritórios às fábricas, foram homenageadas com uma ação que ressaltou o seu poder transformador.
A HSM desenvolveu toda a identidade visual da campanha que, além da mensagem enviada através de uma news, também contou com um brinde diferente: um lápis com o qual as Mourianas puderam colocar no papel, escrever, registrar de alguma forma os seus desejos e anseios futuros. Com o tema “Você pode mudar o mundo”, o Grupo Moura aproveitou o 8 de março para reverenciar a dedicação e inspiração que as mulheres sempre representaram dentro da história da Moura.