Marketing Emocional: despertando e vendendo emoções aos consumidores.

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Marketing Emocional: despertando e vendendo emoções aos consumidores.

Amor, medo, alegria, inveja, nostalgia. São tantas emoções que vemos nas ações de marketing. 

Quem nunca sorriu ou sentiu um cisco no olho assistindo uma propaganda? E quando isso acontece, no nosso imaginário, aquela marca vai ficar para sempre associada a algo que nos emocionou. Mas nada disso acontece por acaso, como tudo no marketing, essas emoções são resultado de estratégias bem planejadas. É aí que entra o marketing emocional.

Todas as relações humanas se estabelecem através de alguma emoção, seja positiva ou não. As emoções motivam as nossas decisões, inclusive as de compra. Por isso, usar o marketing emocional para focar nos gatilhos mentais que despertam sentimentos é uma das maneiras mais efetivas de conquistar o público. 

Pra começar, o que é marketing emocional? 

Basicamente, é um conjunto de ações que procuram provocar emoções nos consumidores e criar conexões mais profundas e duradouras com a marca. Em vez de focar apenas nas características do produto ou serviço, o marketing emocional se concentra em como ele faz o consumidor se sentir, que emoções o produto/serviço pode despertar.

O poder da emoção

As emoções têm um grande impacto no nosso comportamento, e se engana quem acha que somos racionais quando estamos no modo consumidor. Estudos mostram que nossas decisões de compra são, na maioria das vezes, impulsivas e totalmente influenciadas por sentimentos. Quando uma marca consegue tocar a emoção do consumidor, ela não apenas atrai atenção, mas também constrói uma ponte nos conectando e despertando um sentimento de lealdade e engajamento. 

Por que investir no Marketing Emocional?

Implementar o marketing emocional na comunicação de uma empresa vale muito a pena. Primeiro, porque ele ajuda a diferenciar sua marca em um mercado saturado e cheio de informação. Mas principalmente porque cria um vínculo emocional com os consumidores. Uma conexão tão forte que pode resultar em uma fanbase engajada que vai defender a sua marca, fazer propaganda boca-a-boca, compartilhar seu conteúdo nas redes e ser fiel à sua marca. E o que pode ser melhor para uma marca do que ter suas campanhas sendo compartilhadas, ganhando alcance orgânico e conquistando novos consumidores?

Benefícios do Marketing Emocional

O marketing emocional pode aumentar a visibilidade da marca, melhorar a percepção do consumidor e até aumentar as vendas. Um estudo da Nielsen descobriu que anúncios que despertam emoções geram um aumento de 23% nas vendas. Além disso, consumidores emocionalmente conectados com as marcas são duas vezes mais valiosos em termos de receita em comparação com consumidores apenas satisfeitos. O segredo do sucesso desse tipo de estratégia é perceber qual gatilho mental certo para atrair o público, despertar a sua emoção e converter esse encantamento em vendas. 

Cases de Marketing Emocional

Nem sempre o marketing emocional usa de sentimentos fofinhas para conquistar o seu público. Um exemplo disso, é a campanha “Like a Girl”, da Always, que em 2014, desafiou estereótipos de gênero e gerou um grande impacto ao redefinir o que significa fazer algo “como uma garota”, uma expressão que até então era usada de forma pejorativa. A campanha conquistou tanto o público feminino, que ultrapassou os limites do marketing, viralizando na cultura pop através de memes e estampando camisetas do tipo verbo de ação (lute, jogue etc) + “Como Uma Garota”. Afinal, o ranço contra o patriarcado também é uma emoção que conecta pessoas. Outro exemplo, são as campanhas de Natal da Coca-Cola, que já se tornaram uma tradição esperada pelos consumidores com seus comerciais de fim de ano, perfeitos para quem curte emoções fofas e o clima fraterno natalino.

Ah… Uma nova emoção: a alegria de transformar consumidor em cliente.

O marketing emocional é uma ferramenta poderosa que pode transformar a maneira como os consumidores percebem e interagem com sua marca. Ao despertar emoções, você cria uma conexão profunda e duradoura, que pode resultar em mais lealdade e engajamento. Por isso, se sua marca ainda não está utilizando o marketing emocional nas estratégias, ainda dá tempo de começar. Entre em contato com a gente! 

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