Mobile first: a tela principal é a do smartphone

HSM Marketing Integrado >

Notícias >

Mobile first: a tela principal é a do smartphone

Pensar primeiro na arquitetura e no desenvolvimento do site para o formato de dispositivo móvel, antes da versão dos desktops e notebooks, favorece os usuários com informações mais objetivas e melhora o ranqueamento da sua marca no Google. Descubra mais benefícios do mobile first com a gente!

É inegável que os smartphones fazem parte do nosso dia a dia e facilitam o acesso à web, proporcionando também maior velocidade de navegação, comparado às telas maiores. Há quem diga que essa tecnologia irá se tornar uma extensão do nosso corpo, com microchips instalados na pele e sensores. Já imaginou um futuro assim?

Essa realidade também atinge o nosso país consideravelmente. De acordo com um relatório da AppAnni, os brasileiros são os que passam mais horas por dia no celular. Além disso, o Brasil é o quinto país do mundo com o maior número de usuários de smartphones ativos, segundo um estudo feito pela Cupom Válido, com base nos dados do The World Bank e Statista.

Com toda essa relevância, não faria mais sentido projetar aplicativos e sites a partir dos smartphones, e só depois pensarmos em trabalhar a versão dos desktops? A resposta é SIM! Vale ressaltar o estudo realizado pela SEMRUSH em 2023, apontando que as pesquisas realizadas no mobile correspondem a 43,1% de todos os cliques orgânicos registrados pelo Google, evidenciando um crescimento significativo em comparação a anos anteriores.

Diante disso tudo, o mobile first considera a versão mobile do site como a principal, e analisa a qualidade e a importância do conteúdo para os usuários com base nessa estratégia. Já no design responsivo, o desenvolvimento começa no desktop e depois são feitos ajustes para otimização em outros dispositivos. O fato é que um site que funciona bem em smartphones também será eficaz em telas maiores. Já o contrário, torna o processo mais trabalhoso. Confira mais benefícios do mobile first com a gente!

Ranqueamento no Google

Desde 2015, o Google considera a responsividade dos sites como um fator fundamental para assegurar um bom ranqueamento, ou seja, uma posição melhor nos resultados de pesquisa. A partir de 2019, a empresa passou a dar prioridade às versões móveis dos sites em qualquer busca realizada, devido à quantidade de acessos por smartphone superar as navegações por desktop.

Indexação mobile first

A indexação mobile first foi anunciada em 2016, iniciando seu processo de migração gradualmente. Essa é uma estratégia que prioriza a avaliação da qualidade e relevância do conteúdo, da usabilidade e da estrutura de um site em sua versão móvel como os principais critérios para determinar sua visibilidade nos resultados de busca. Desde 2023, todas as páginas da web são indexadas e ranqueadas pelo Google a partir da versão mobile.

Carregamento da página mais rápido 

O mobile first otimiza a navegabilidade, pois provoca mudança na hierarquia das informações, dando preferência a um design mais limpo, conciso e funcional em cada espaço com sabedoria. As informações menos relevantes são descartadas e é priorizado o que é verdadeiramente importante para os usuários, resultando em um carregamento mais rápido da página.
Agora que você já está por dentro do que envolve o mobile first, que tal priorizar essa estratégia para uma melhor otimização do seu site e ranqueamento em SEO? Fale com a gente.

Compartilhar:

plugins premium WordPress