Quem resiste a um cachorro fofo ou um gato engraçado aparecendo no feed? A gente sabe que o reinado dos pets se faz presente também nas redes sociais. Os chamados pet influencers são animais de estimação que acumulam uma legião de fãs em perfis criados pelos seus tutores, onde são publicados conteúdos fofos, engraçados e até mesmo fashionistas desses bichinhos carismáticos.
Essa tendência conquistou o mundo com um público cada vez mais ativo e engajado. Por isso, várias marcas já descobriram que esses fofinhos podem se tornar parceiros poderosos em campanhas de publicidade. Saiba mais sobre este universo com a gente.
Conexão instantânea com marcas e pessoas
Marcas dos mais diversos segmentos fazem parcerias com pet influencers para promover produtos como alimentos, brinquedos para animais, acessórios e muito mais. Grandes nomes do mercado como a Purina, PetLove, Pedigree e Zee.Dog aparecem com frequência em campanhas online protagonizadas pelos pets influenciadores.
Destacamos também as que não trabalham no mercado de pet shop como Rayovac, Airbnb, Samsung, Havaianas, entre outras, que associam suas imagens a perfis de animais com o objetivo de alcançar um público amplo e engajado. Afinal, o conteúdo gerado por pets costuma ser leve e divertido, o que facilita o compartilhamento e o crescimento orgânico.
Categorias de pet influencers
Para medir os resultados da popularidade dos pet influencers para as marcas, o número de seguidores é um dos fatores que ajuda a mensurar o tamanho do público que aquele pet alcança. Mas, é claro, está longe de ser a métrica mais importante. É a taxa de engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos) que revela o quão conectado o público está com o pet influencer. Existem 3 categorias que devemos ficar de olho:
Microinfluencers: Animais com até 10 mil seguidores. Apesar de uma base menor, têm alta taxa de engajamento, pois suas interações são mais pessoais e autênticas.
Intermediários (inter): Entre 10 mil e 100 mil seguidores. Aqui, os pets começam a atrair mais colaborações com marcas, equilibrando alcance e engajamento.
Macroinfluencers: Acima de 100 mil seguidores. São os grandes astros do mundo animal que possuem alto alcance, mas nem sempre com a mesma taxa de interação que os micro.
Em média, micro-influenciadores possuem uma taxa de engajamento em torno de 6%, enquanto os macro ficam em torno de 2%.