Agora que você já entendeu a importância de avaliar a sua presença digital, chegou a hora de começar a elaborar um planejamento e seguir algumas etapas para colocar em prática uma presença digital forte para sua marca, empresa ou negócio em que você atua.
Você já tem claro quais são seus objetivos e entende bem o seu negócio e o público que pretende atingir online? Se a resposta for sim, esse já é o primeiro passo para começar um bom posicionamento digital. Esse é o momento de estudar e organizar a gestão desses processos. O que o seu público quer ver? Os bastidores da sua empresa para se sentir mais próximo da marca? Buscar conteúdo para aprendizado?
Veja a seguir quais caminhos você pode traçar e as ferramentas que deverá utilizar para começar sua presença digital hoje mesmo.
1. Ir além de um site institucional
O desenvolvimento do website de uma empresa/marca deve ser realizado com base em muita pesquisa e estratégia durante esse processo. O site precisa passar a identidade, o posicionamento, esclarecer quais são os produtos ou os serviços que a marca disponibiliza e explicar a razão dela existir no mercado. Comumente o site é a principal vitrine de toda empresa e é nele que as marcas exibem seus cases de sucesso, abordam informações relevantes ao público-alvo e apresentam soluções ao consumidor.
A fim de atrair consumidores, você pode apostar em um layout atraente e pensar nas cores, na linguagem e posição dos elementos na tela para melhorar a experiência do usuário com técnicas de UX Design e Writing. Do mesmo modo, um site transmite confiança quando possui uma boa navegabilidade e se apresenta responsivo, podendo ser aberto e visualizado em smartphones, tablets, notebooks, entre outros dispositivos.
Antes de mais nada, procure uma boa e prática plataforma para realizar a gestão do site e lembre-se de investir em otimização com técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que sua página seja encontrada por um volume alto de internautas, aumentando o tráfego no site e, consequentemente, alavancando as vendas.
Por último, mas não menos importante, definitivamente um blog de conteúdo é a cereja do bolo para a empresa transmitir credibilidade no relacionamento com o cliente. Quando as pessoas pesquisarem o que querem saber sobre algum produto ou serviço que você forneça e chegar a seus artigos e informações, se eles apresentarem um conteúdo rico de conhecimentos bem trabalhados, você conquistará muitos pontos com o público no quesito autoridade do assunto.
2. Redes sociais: quais devo criar perfis?
O mundo está nas redes sociais. Milhões de pessoas se informam e passam boa parte do seu tempo em redes como Instagram, Facebook, Twitter, Youtube e por aí vai. Essas redes influenciam e oferecem diversas opções de consumo todos os dias. Pequenos e grandes empreendimentos estão nessas plataformas marcando presença e se relacionando com seu público, mas não necessariamente em todas elas.
Faz sentido para sua estratégia ter um perfil em cada rede social? Com base nos seus estudos, o seu público-alvo é mais ativo em quais delas? Estreite laços, teste para obter informações sobre as preferências do seu público e, assim, conseguir um melhor engajamento dele. A atuação em cada rede social deve ser de acordo com as suas personas.
3. Google Meu Negócio
Quando você precisa checar informações sobre algum estabelecimento, onde você procura? O Google é a nossa principal referência. Por isso muitos estabelecimentos são esquecidos, enquanto outros entram em nosso radar por conter informações básicas como endereço, horário de funcionamento, imagens do local e avaliações dos clientes.
É claro que quanto mais avaliações positivas você tiver, mais usuários escolherão você. Estar no mapa do Google e atualizar suas informações no Google Meu Negócio é essencial para toda empresa.
4. Links patrocinados
Aqui a palavra de ordem é segmentação. Sabendo usar bem o Google Ads e o Facebook Ads, você é capaz de direcionar seus anúncios para o público que deseja atingir, ou seja, as pessoas que apresentam o perfil de potencial comprador do seu produto/serviço. Isso é a possibilidade de alcançar as pessoas certas e economizar, se você comparar os gastos com a publicidade offline. Investimento simples e fácil de analisar, já que os dados das campanhas digitais são mensuráveis.
5. Conteúdo rico
Como comunicar o benefício que sua marca proporciona? Investir em conteúdo é fundamental para você se transformar em uma referência no que faz. Observe como a concorrência atua e procure fazer diferente. Para conquistar um posicionamento é preciso se relacionar bem e gerar poder de influência, atraindo e obtendo resultados, como, por exemplo, aumento do número de clientes, mudança positiva na percepção da marca e oferecendo informações relevantes e atualizadas para o seu público.
A internet se tornou o centro das atenções na hora de começar uma jornada de compra. As pessoas utilizam diversos mecanismos de busca todos os dias, a fim de encontrar o produto/serviço ideal para o momento delas, trazendo mais benefícios em todos os aspectos. Entender isso é não subestimar o poder do digital e se jogar nesse mundo o quanto antes, pois a concorrência também não perde tempo.
Comece logo agora o seu projeto para garantir uma presença digital de qualidade. O resultado vai valer a pena!