Você já ouviu falar da abordagem de vendas “social selling”? Traduzida como “venda social”, ela utiliza as redes sociais para construir relacionamentos comerciais organicamente, interagindo com potenciais clientes, desenvolvendo confiança através do compartilhamento de conteúdo valioso e influenciando decisões de compra de forma mais pessoal.
Ao contrário das técnicas tradicionais, como chamadas frias e e-mails não solicitados, o social selling foca em construir conexões genuínas e duradouras, permitindo que vendedores se posicionem como especialistas e entendam melhor as necessidades do público-alvo.
As plataformas mais utilizadas nessa estratégia incluem LinkedIn, Facebook, TikTok, Instagram e Twitter, onde os profissionais de vendas podem prospectar e negociar diretamente com leads qualificados, participando de conversas que demonstrem sua autoridade em determinado produto/serviço. A presença online é fortalecida por meio do compartilhamento de conteúdo relevante, o que ajuda a criar credibilidade e facilita o processo de vendas.
Particularmente eficaz no contexto B2B, o social selling permite que vendedores superem barreiras tradicionais e estabeleçam diálogos diretos com tomadores de decisão. O LinkedIn se destaca nesse cenário por facilitar a identificação de funções nas empresas e pela ferramenta LinkedIn Sales Navigator, que permite interações mais eficientes com leads interessados.
5 vantagens do social selling para o marketing de mídia social
- Maior visibilidade da marca pessoal
Os representantes de vendas usam suas próprias contas nas redes sociais para estabelecer uma presença online autêntica e confiável, mostrando sua expertise e criando uma imagem profissional.
- Cria uma base de leads leais
Utilizando ferramentas e técnicas de pesquisa em redes sociais para aprender sobre desejos e necessidades de potenciais clientes, os vendedores identificam os que podem estar interessados em seus produtos ou serviços para convertê-los em clientes pagantes.
- Engajamento e construção de relacionamentos
Em vez de vender diretamente, os vendedores interagem com leads quentes e clientes através de curtidas, comentários, mensagens diretas, conversas abertas e compartilhamentos de conteúdo. Isso ajuda a construir relacionamentos mais fortes e duradouros sem a tentativa de venda constante, fazendo com que o seu público confie mais em você e em sua experiência.
- Agrega valor com conteúdo relevante
Compartilhar conteúdo útil e interessante que responde às necessidades e dores do público-alvo. Isso pode incluir artigos, publicações nas redes sociais, estudos de caso e outros recursos.
- Monitoramento de oportunidades de venda
Acompanhar conversas e menções de marca nas redes sociais para identificar oportunidades de venda e responder de forma oportuna e útil. Você também pode usar a escuta social para ficar por dentro da concorrência e usar estratégias a seu favor, como neste exemplo das gigantes do streaming: Netflix, Disney + e Prime Video.
Em um mundo onde compradores preferem realizar pesquisas independentes antes de tomar decisões de compra, o social selling posiciona os vendedores como consultores confiáveis, presentes em todas as etapas da jornada de compra. A implementação dessa estratégia exige colaboração entre as equipes de vendas e marketing para que possam trabalhar juntas com a criação de conteúdos relevantes e uma voz digital coerente para a marca, resultando em aumento das taxas de conversão e fidelização de clientes, além de impulsionar as vendas nas redes sociais.