Com a constante implementação de novas tecnologias, para sobreviver no mercado você sabe que experiência, vivência empreendedora, cursos e conhecimentos técnicos fazem a diferença. Mas também há uma verdade que muita “gente de sucesso” costuma não dizer: para fazer o seu negócio andar, você não precisa saber tudo.
É interessante, sim, ter um conhecimento geral sobre cada particularidade do seu negócio, mas existem profissionais bem preparados e áreas importantíssimas que devem existir na sua empresa para ajudar você a alavancar o seu empreendimento. A área de vendas é uma delas.
Diretamente relacionada com o marketing, a área de vendas é uma das ferramentas mercadológicas utilizada pelas empresas a fim de buscarem no mercado recursos para fazer frente às suas despesas e, principalmente, atingir seus objetivos financeiros. Então, é de se esperar que a falta dela provoque resultados indesejados, com desperdício de recursos e perda de credibilidade para a gestão, por exemplo.
Por muito tempo, essa área era vista sem muita importância dentre os departamentos de uma organização, mas, felizmente, essa realidade mudou. Por isso, hoje, grandes corporações estão buscando diretores de vendas e até mesmo CEO’s de referência, capazes de lidar com as inúmeras responsabilidades e atividades, em especial, a de atingir metas e mostrar resultados.
Sem dúvida, a área de vendas é um dos fatores críticos para o crescimento de uma empresa. E possuir um bom processo de vendas é igualmente fundamental. É nele que acontece o primeiro contato que você tem com o cliente, da prospecção até o momento do fechamento.
Em resumo, um bom processo de vendas deve:
- Ser simples e fácil de ser entendido pela gestão e pelo time de vendas.
- Ter etapas de vendas bem definidas.
- Não ter muitas etapas no funil de vendas para evitar um processo lento, burocrático ou complexo.
- Conseguir extrair métricas de desempenho.
- Ser atualizado no software de CRM (Customer Relationship Management ou em português: Gestão de Relacionamento com o Cliente).
- Ser baseado na experiência e nas ações do cliente.
Fique bem atento a essas especificidades antes de estruturar uma área de vendas e lembre-se também de colocar a valorização dos seus futuros vendedores como uma das características principais do seu negócio. São eles os profissionais que funcionam como uma ligação poderosa da organização com o seu cliente. Prova disso é que, segundo uma pesquisa realizada pela Aspect Consumer Experience Survey, em 2015, 76% dos consumidores dizem que enxergam o atendimento ao cliente como o verdadeiro teste do quanto as empresas os valorizam.
Conquistar uma pessoa para que ela se torne consumidora, com certeza, é um objetivo importante para o empreendimento. Porém, tão importante quanto isso é garantir que ela retorne outras vezes, a fim de gerar mais receita para seu negócio. E é esse o trabalho que uma área de vendas bem estruturada irá ajudar a proporcionar ao seu negócio.
Seguir o caminho do sucesso é simples: não adianta apenas investir na criação de uma área de vendas, tem que montar uma equipe com grandes vendedores também.
E já que “vender é uma arte”, que tal delegar esse processo a uma equipe consolidada, alinhada e bem treinada para que o seu negócio obtenha crescimentos exponenciais nas vendas? Os seus vendedores serão responsáveis pelo sucesso de novos produtos, pela manutenção dos atuais e pela formação da base para surgimento de novas tendências, com respaldo em informações extraídas dos clientes finais.
A falta desses profissionais pode ocasionar perda de dinheiro, de recorrência de clientes e força da previsibilidade de receita do seu negócio. Além disso, pode gerar também baixa conversão em vendas, processos confusos, com seus funcionários perdidos em tarefas desnecessárias, além de alta taxa de churn, que é a famosa taxa de cancelamento, ou de abandono, registrada em sua base de clientes. Em elevação, essa taxa costuma ser sinônimo de perda de receita e, consequentemente, de impossibilidade de expansão do negócio. E você, que vive o dia a dia da sua empresa, sabe que essa é uma das suas maiores preocupações.
Em síntese, todas essas consequências podem acarretar na diminuição de oportunidades, redução das vendas e aumento dos gastos, o que, direta ou indiretamente, reflete no preço dos produtos e impacta investimentos. E de tudo isso você quer distância!
Quer se destacar no mercado e estar à frente dos concorrentes? Siga a nossa dica e foque na área de vendas como um grande canal de comunicação, obtenção de experiência e fortalecimento da marca.
Depois que estabelecer uma área bem formada, é essencial integrá-la com sua área de marketing. Confira aqui como!