5 motivos para você investir no Pinterest

Você é daquele grupo de pessoas que acha que o Pinterest é só uma rede social visualmente bonita, mas que todo mundo só lembra de usá-la para buscar dicas de decoração, ideias de DIY (“do it yourself” = faça você mesmo), inspirações para inovar nas receitas gastronômicas ou curiosidades sobre destinos para viagens perfeitas? Ou pior ainda: você é do outro grupo que, sequer, já se preocupou em navegar por ela para pelo menos entender como funciona?!

Bom, então se prepare, porque trazemos informações que vão surpreender…

Lançado oficialmente em 2010, um ano depois o Pinterest já era eleito como um dos melhores sites. No final de 2020, uma década após o seu lançamento, o número de usuários ativos ultrapassava a marca de 400 milhões. Por que será que essa rede social não caiu em desuso com tantas e tantas novidades promovidas diariamente pela era digital?

Para quem não sabe, o Pinterest é um espaço onde pessoas compartilham e gerenciam imagens nas mais diversas categorias, passando por moda, decoração e viagens, até alimentação, jogos e empreendedorismo, por exemplo. A tela principal funciona como uma vitrine de inspirações! E não para por aí… Recentemente, a plataforma que se refere a ela mesma como uma “ferramenta para descobrir e compartilhar novas ideias”, atualizou-se com mais uma novidade que encheu de entusiasmo quem enxerga o seu potencial para as empresas: o botão “comprar”. Ou seja: se antes os usuários salvavam as referências do que gostavam, agora também podem comprar determinados produtos ou serviços através de um clique. Além disso, a rede desenvolveu também novas funcionalidades mais voltadas aos negócios, como a conta “business” e as ferramentas de mensuração. Captou o que isso significa?! Se ela é um catálogo do que os seguidores desejam, ela pode – e deve – ser uma excelente galeria para sua marca estar exposta.

Quantas empresas você já viu produzindo conteúdo para o Pinterest com o objetivo de conversão em vendas? Certamente, pouquíssimas! Ao usar a rede para criar e postar um pin (como são chamados os marcadores para salvamento de conteúdos de interesse), pode-se abusar de títulos persuasivos e descrições breves – com direito, inclusive, à presença de links que direcionem para o seu site, possibilitando assim um aumento do tráfego. Viu só que vale a pena um olhar mais atento para este canal?!

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Pensando nisso, nós elencamos 5 motivos para você investir no Pinterest agora mesmo. Confira:

1. Mais do que alcance
É verdade que o Pinterest conta com uma base bem distante dos bilhões de usuários do Facebook e do Instagram. Mas o que é alcance perto do grande diferencial de se mostrar para o público enquanto este busca referências para as realizações do seu projeto de vida? Pois é! É isso que as marcas mais visionárias valorizam na rede social: o poder de interagir com os usuários na hora exata em que eles estão procurando dicas e inspirações.

2. Bons números confirmam
Alguns números disponibilizados pela própria plataforma mostram que 84% das pessoas usam o Pinterest quando estão decidindo o que comprar; 98% já experimentaram algo que encontraram entre um pin e outro; e 77% descobriram novas marcas ou produtos por lá. Logo, faz toda a diferença chegar a sua audiência no momento em que ela precisa de você.

3. O poder com as novas gerações
Outros dados disponibilizados pela plataforma, apontam que 1 em cada 2 millennials (pessoas que nasceram entre 1980 e 1994), nos Estados Unidos, usam a rede social. Ou seja, ela tem facilidade de caminhar por várias gerações, atraindo e interagindo com diversos públicos.

4. Assertividade em conversão
Se o produto ou serviço que você compartilhou estiver à venda em seu site, você já pode incluir o valor e o link diretamente para a página de compra. Cada pin gera, em média, duas visitas a sites e seis visualizações de página (segundo a ferramenta de análise de tráfego on-line “Kissmetrics”). Ou seja: é entregar de mãos beijadas um produto na mão do seu cliente potencial!

5. Promoção gratuita
O Pinterest é considerado também uma rede social leve e divertida. Usuários mergulham em caminhos sem volta enquanto buscam referências, dicas e inspirações, e navegam por um universo de imagens que vão se conectando e tornando a viagem cada vez mais rica e prazerosa. É assim que novas marcas vão sendo descobertas de forma “espontânea” dentro da plataforma. Saber usar isso ao seu favor é importante tanto para se apresentar a novos clientes, quanto para se aproximar de quem já consome o que você oferece.

Além de todos esses pontos mencionados acima, há ainda a possibilidade de se investir em tráfego pago com o Pinterest Ads, afinal, a rede social contribui em várias etapas do funil de vendas. Assim, fica ainda mais fácil se tornar um anunciante mais conhecido, despertar e aumentar a intenção de compras e, enfim, promover as vendas.

É ou não surpreendente o poder das mídias digitais? Você já tinha imaginado o potencial que essa rede social, tão pouco explorada na imensa maioria dos casos, tem para o seu negócio? Sair da zona de conforto, deixar um pouco de lado o foco apenas no que “todo mundo já está fazendo” e dar um passo à frente na comunicação são atitudes cruciais para alavancar os resultados do seu empreendimento.

Lembre-se: encontrar oportunidades onde a maioria não as enxerga é caminho certo para o sucesso. Se ao fazer uma análise levando em consideração os benefícios listados aqui neste texto você perceber que o Pinterest pode ser um excelente aliado nas estratégias de marketing digital da sua empresa, direcione seus esforços e invista sem hesitar. Imagens e descrições caprichadas, palavras-chaves bem pensadas e um plano de conteúdo com cronograma de postagens organizado e bem executado são os primeiros passos. A interação adequada com o público também é de extrema relevância. Experimente!

Curtiu, quer saber ainda mais e precisa de ajuda para colocar em prática tudo o que aprendeu hoje? Pode contar com a gente para levar todos esses conhecimentos para frente e transformá-los em resultados!

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