Renaissance Tour e Beyoncé: 9 inspirações poderosas para o Marketing

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Renaissance Tour e Beyoncé: 9 inspirações poderosas para o Marketing

É inegável que Beyoncé Giselle Knowles-Carter já marcou o seu nome na história da música e do entretenimento para sempre. Recentemente, a artista retornou aos palcos após 5 anos de hiato com a Renaissance World Tour, turnê referente ao seu último álbum de estúdio lançado em 2022.

Com shows esgotados e chegando ao fim,  please come to Brazil  mais uma vez Beyoncé prometeu muito em uma turnê e entregou tudo aos seus fãs. A estimativa é a de que os shows possam render, no total, mais de R$ 10 bilhões.

Beyoncé planejou cuidadosamente a sua carreira, impulsionando-a através de estratégias de marketing que a alçaram a um patamar de deusa, quase intocável e soberana. Quer saber como a diva pop fez tudo isso com maestria? Inspire-se nas ações que a consolidaram como uma das maiores artistas de todos os tempos.

 

  • Marca pessoal forte

 

A imagem sólida de Beyoncé foi conquistada com muito trabalho, enquanto a artista se desdobrava como cantora, compositora, dançarina, empresária, produtora e até mesmo se aventurando no cinema como atriz, diretora e roteirista. Um currículo invejável e versátil desses não é para qualquer um, não é mesmo? Por isso, a “Queen B”, como é chamada pelos fãs, em alusão à abelha (bee, em inglês)-rainha, é sucesso de público e crítica, porque se propôs a inovar e ser consistente em tudo o que faz. 

Ela sempre levou a sério a própria imagem, tanto que até já se denominou “Sasha Fierce”, um alter ego para os momentos de poder e sensualidade nos palcos. Mas Sasha já não existe mais: Beyoncé assumiu toda a responsabilidade de ser uma personalidade multifacetada. 

 

  • Ative gatilhos – no marketing, tá liberado!

 

Os fãs da cantora puderam garantir os produtos oficiais da Renaissance Tour como camisetas, calças, sacolas exclusivas, moletons, Tour Book (livro da turnê) e muito mais. A estratégia estimula os gatilhos da exclusividade e da escassez, com preços variados e quantidades limitadas. A diva também disponibiliza pré-venda dos shows e pacotes VIP que, além de incluírem um ingresso, oferecem algumas comodidades aos compradores, como banheiro, bar e brindes exclusivos. Isso cria o senso de urgência e exclusividade, gerando receita e ainda mais lucro. 

 

  • Percepção de valor elevado 

 

Ativando as estratégias de precificação e diferenciação, Beyoncé utilizou preços premium, com ingressos para a Renaissance Tour que têm preço médio em torno de US$ 700. O consumidor está disposto a pagar mais caro pela qualidade, mas é preciso fazer valer este custo. Beyoncé sabe do seu poder e da alta demanda do público, porque sempre ofereceu uma produção gigantesca em seus shows e criou antecipação em torno dos seus projetos.

 

  • Se apegue aos detalhes

 

Apresentações milimetricamente pensadas com coreografias intensas, produções de alta qualidade e estruturas espetaculares. Os detalhes podem fazer toda a diferença para alcançar o sucesso. Esteja atento(a) a todas as etapas do seu marketing para alcançar resultados melhores. 

 

  • Integrar para alcançar

 

Beyoncé já lançou álbuns visuais como o homônimo Beyoncé (2013) e o Lemonade (2016), usando também as redes sociais para divulgação. Por que apenas investir em uma mídia se você pode atingir o seu público de diversas formas? Amplie o alcance da sua mensagem e incentive formas diferentes de consumo do mesmo produto ou serviço. Use mais de um canal para a divulgação da sua marca. 

 

  • Uma gestão de crise bem executada

 

Embora seja uma personalidade muito discreta sobre sua vida pessoal e raramente fale sobre sua rotina nas redes sociais, Beyoncé já teve que lidar com polêmicas em torno da sua família e do seu perfeccionismo profissional.

Exemplo: em 2014, sua irmã, Solange Knowles, brigou com Jay-z (marido da cantora), dentro de um elevador com câmera. O vídeo vazou e o boato que surgiu na época foi de que Solange estava defendendo a irmã por conta de uma suposta traição de Jay-z.

Como Beyoncé lidou com isso? Garantiu que tudo estava bem em sua família e o que aconteceu foi um deslize. Mas como ela não dá ponto sem nó, dois anos depois lançou o “Lemonade”, um álbum inteiro falando sobre traição e famílias rompidas. Claro, bateu recordes de vendas.

Já diz o ditado: se a vida te der limões, faça uma limonada. Crises podem ser oportunidades para melhorar e crescer como negócio. Entenda onde falhou e siga em frente!

 

  • Símbolo de representatividade 

 

Por se posicionar em pautas importantes como racismo, empoderamento feminino e  justiça social, Beyoncé atrai um público que se identifica com as suas causas, fortalecendo essa conexão com os fãs. Atuar em prol da diversidade e de melhores oportunidades para minorias é fundamental para marcas e artistas que querem ser seguidos por fãs fiéis e engajados.

 

  • Foque na experiência e autenticidade

 

Antes de lançar um produto no mercado, planeje bem para oferecer qualidade e gerar fidelização dos clientes. Assim, você reforça a imagem da sua marca como autêntica e de confiança. 

Não é à toa que, quando seguiu carreira solo após deixar o grupo Destiny’s Child, Beyoncé lançou “Crazy In Love”. O hit é um dos maiores da cultura pop até hoje, 13 anos após seu lançamento. Ninguém lembra de trabalhos medianos, se esforce para entregar uma experiência única e verdadeira às pessoas. 

 

  • Conheça seu público

 

Já estamos cansados de falar, mas o reforço é fundamental. Você precisa entender sua persona e o que ela quer de você. Beyoncé conhece muito bem quem consome o seu material e atende às preferências e interesses dos seus fãs. Que tipo de conteúdo o seu cliente consome? Segmente seu público-alvo com base em dados demográficos e comportamentais. 

Gostou de saber um pouco mais sobre a carreira de Beyoncé, os feitos da Renaissance World Tour e como é possível aprender muito sobre marketing através do sucesso de artistas como ela? Se quiser mais conteúdos como este por aqui, fale com a gente!

 

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