Marketing e Black Friday: 7 dicas estratégicas para o seu negócio

Você possui um negócio ou é profissional de marketing e está ansioso(a) para alcançar resultados incríveis nesta Black Friday, mas acha que tá muito em cima para realizar alguma ação? 

Calma! Ainda dá tempo de montar a sua estratégia de marketing para o período. Com nossas dicas, é possível conseguir aumento de vendas e melhorar a visibilidade da sua marca. Saiba mais a seguir.

Qual a sua meta de vendas?

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer. Compare os resultados das edições anteriores da sua marca na Black Friday para entender como você pode atuar este ano.

Quais ações de marketing performaram melhor em 2022? Quais foram os feedbacks dos clientes? O que funcionou e o que pode ser melhorado para a Black Friday 2023? A análise destas questões será o melhor direcionamento para a sua condução neste ano. Utilize dados de compras passadas para criar ofertas personalizadas aos consumidores.

Estabeleça metas, como quantidade de receita que deseja gerar, quais produtos quer zerar o estoque e foque nos mais populares e nas promoções que geraram retorno no ano anterior.

  1. Priorize o atendimento nas vendas

A equipe de vendas precisa estar bem informada sobre todas as promoções vigentes e preparada para fornecer o melhor atendimento possível ao cliente, do pré até o pós-venda. Se possível, disponibilize chat 24 horas ativo, pois haverá aumento de consultas neste período. 

Os consumidores costumam preferir fazer pedidos pelo WhatsApp, o que seria mais uma modalidade interessante para as vendas. Tudo isso pode resultar em satisfação e fidelização de clientes.

  1. Ofereça descontos e ofertas boas de verdade

A autenticidade neste momento é fundamental. Jamais subestime a inteligência do consumidor, principalmente porque ele já está há meses pesquisando os preços do que deseja comprar e sabe muito bem identificar uma oferta “fake”. 

Avalie as possibilidades técnicas e tipos de promoções possíveis de se planejar neste curto prazo. Se não for possível, é melhor não participar da Black Friday do que tentar enganar os seus clientes. Não adianta oferecer descontos que não sejam viáveis neste momento para o negócio. 

  1. Marketing Integrado

O online e o offline devem conversar entre si, mas trazendo a abordagem certa para cada mídia. Entre redes sociais, sites, e-mail, SMS, mídia impressa, anúncios em rádio/tv e promoções em lojas físicas, a marca deve criar uma campanha completa que atinja cada tipo de público dessas possibilidades. Lembre-se de adaptar mensagens para atender às preferências e comportamentos do cliente. A combinação de estratégias pode ajudar a alcançar inclusive novos clientes. 

  1. Redes sociais

Intensifique a comunicação e crie conteúdos que conversem com diferentes segmentos. É importante também alimentar o senso de urgência, incentivando as compras com ofertas relâmpago e por tempo limitado. 

Você também pode compartilhar depoimentos de clientes satisfeitos e criar enquetes para engajar seu público. Além disso, é possível criar expectativa com teasers, contagens regressivas, vídeos tirando dúvidas ou de review sobre algum produto, por exemplo. Lembre-se de usar hashtags relevantes para a data. 

  1. Prepare o site da empresa 

A otimização e a usabilidade do site são cruciais. Imagina só seu cliente esperar muito tempo para carregar uma página nessa época em que a concorrência está a todo vapor? A navegação do usuário precisa ser boa para que as compras fluam com facilidade, ainda mais com o aumento do tráfego neste período.

  • Invista em um design responsivo e adaptável ao desktop e aos dispositivos móveis.
  • Teste os processos para garantir que tudo funcione, especialmente o carrinho de compras e a segurança da plataforma de pagamento. 
  • Crie categorias especiais com produtos em destaque, landing pages dedicadas à Black Friday, com ofertas e banners especiais.
  • Invista em SEO para que o seu site seja encontrado facilmente pelos clientes em potencial.
  1. E-mail marketing 

Já que mencionamos o carrinho de compras no tópico anterior, recomendamos aqui que sejam enviados e-mails de lembrete com descontos exclusivos de Black Friday para os clientes que abandonaram os seus produtos no carrinho em uma visita anterior. Esse é um ótimo incentivo, além de aproveitar sua lista de assinantes para segmentar e enviar e-mails destacando as ofertas que possam interessá-los, de acordo com o histórico de compras deles.

  • Use assuntos e visuais que chamam a atenção.
  • Crie automações para segmentar sua lista de e-mails.
  • Avise sobre as promoções com antecedência.
  • Explore o botão de chamada para ação – CTA – que oriente os destinatários a clicar nas ofertas.

    7. Monitore o desempenho

    Acompanhe os resultados das suas ações de marketing em tempo real durante a Black Friday. Isso permitirá realizar ajustes imediatamente, caso seja necessário, e fornecerá insights valiosos. Ferramentas de análise de dados ajudam a avaliar o desempenho, rastrear o tráfego no site, taxas de cliques, conversão e vendas, identificando o que pode ser melhorado. Ao fim da Black Friday, você deve analisar todos os dados para já pensar no que pode fazer de diferente e melhor no ano seguinte.

    Gostou das nossas dicas? Pois comece a pôr em prática hoje mesmo as que você acha serem possíveis de executar de acordo com o perfil da sua marca e com a verba que você tem disponível para investir. Lembre-se de oferecer um processo de compra simples, rápido e seguro, com opções de pagamento flexíveis. Essa é uma chance única para atrair, fidelizar clientes e alavancar as vendas, não só na Black Friday, mas durante o ano todo.