Como reduzir o turnover nas empresas? Use o endomarketing.

 O turnover é a rotatividade de colaboradores, aquela taxa de funcionários que deixam uma organização, trocam de área, se aposentam e precisam ser substituídos. Toda empresa possui uma taxa de rotatividade e nem sempre isso significa algo ruim, tudo depende do valor desse índice. Quando esse entra e sai de talentos se torna constante, impacta negativamente a produtividade, a cultura organizacional e os resultados da corporação. Esse é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas atualmente.

Impacto do Turnover

Quanto mais alto o turnover, maiores os custos com demissão, recrutamento, seleção, treinamento e contratação de novos funcionários. Além disso, a rotatividade pode afetar os colaboradores restantes e diminuir o engajamento e a eficiência das equipes. Por isso, é essencial reduzir o turnover para manter o crescimento sustentável de um negócio.

Mesmo que o turnover seja parte da dinâmica do mercado de trabalho, quando uma corporação tem uma taxa de rotatividade alta, pode dar margem a especulações de que a empresa tem um ambiente ruim ou que não oferece salários competitivos. É aí que entra o endomarketing. 

Investir em endomarketing pode ajudar a reduzir o turnover?

O endomarketing pode melhorar as taxas de turnover com estratégias e ações desenvolvidas para promover um ambiente de trabalho saudável e estimulante, onde os colaboradores se sintam valorizados.

A princípio, o objetivo do colaborador é apenas conquistar crescimento pessoal e uma boa remuneração em troca da sua força de trabalho. A sua relação com a corporação é estritamente profissional. Para fazer com que esse colaborador passe a colocar a empresa como parte da sua vida, é essencial criar vínculos e despertar o senso de pertencimento. Esse é o trabalho do endomarketing: construir e executar ações que beneficiem o colaborador para além da sua jornada de trabalho e criar um relacionamento com ele. Aí sim, será possível contar com ele para trabalhar não só para o seu crescimento pessoal, mas também para o crescimento da empresa

Algumas ações de endomarketing que as empresas pode fazer para reduzir e prevenir o turnover:

Melhorar o processo de seleção e recrutamento

O que começa errado não pode terminar certo. A primeira estratégia para reduzir o turnover é fazer o recrutamento e seleção da forma correta para evitar a contratação de funcionários sem o perfil da organização. Isso mostra que o endomarketing deve começar antes mesmo do profissional se tornar um colaborador. 

Estabeleça planos de carreira

Eles representam de forma transparente qual a jornada do profissional dentro de uma empresa, que caminho percorrer e até onde ele pode chegar. O plano de carreira reduz o turnover à medida que faz o funcionário sentir que ele tem valor dentro da empresa, e que está nos planos dela. Isso aumenta a sua motivação, fazendo o colaborador entregar resultados melhores.

Faça do endomarketing uma prática permanente

Uma comunicação eficiente é fundamental para que os colaboradores se sintam mais motivados e em sintonia com a cultura da empresa. Através das ferramentas do endomarketing, os valores e princípios da corporação serão disseminados e absorvidos pelos colaboradores, fortalecendo os vínculos entre empresa e colaborador, a ponto de gerar um sentimento de comunidade que reduza ou elimine a perda de talentos e experiência profissional para os concorrentes.

Endomarketing de retenção é com a HSM 

O endomarketing é um investimento indispensável para reduzir o turnover e manter a estabilidade e o crescimento sustentável das empresas. Ao promover um ambiente de trabalho estimulante e oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional, as organizações podem reter talentos valiosos e fortalecer sua equipe para o sucesso a longo prazo. A HSM tem a expertise e o foco nos resultados para ajudar a sua empresa a desenvolver um relacionamento forte com suas equipes e superar o turnover. Entre em contato conosco e descubra como o foco nas pessoas pode fidelizar o seu público interno.