O que é o live streaming commerce? Como funciona essa estratégia que permite a interatividade entre marcas e consumidores através de uma conexão mais autêntica e dinâmica dentro do marketing de conteúdo? Descubra com a gente!
De acordo com um levantamento do eMarketer/ Insider Intelligence, um em cada quatro consumidores online usam as mídias sociais para fazer compras. Esse número tende a aumentar em 2024 e um dos responsáveis por isso é o crescimento do live commerce.
Esse formato de vendas, originário da China, revolucionou as compras online com transmissões ao vivo de ofertas exclusivas, lançamentos de produtos e divulgação de novas coleções, sendo apresentadas por influenciadores, streamers, especialistas no produto ou representantes da marca, com foco na segmentação da audiência. O live streaming commerce oferece uma experiência de compra única combinando o que já vem dando certo na web: comércio eletrônico, entretenimento e lives.
Um streaming de compras
No live streaming commerce, quem assiste pode fazer perguntas e comprar instantaneamente durante a transmissão em tempo real. É um evento online onde o consumidor pode esclarecer suas dúvidas e solicitar demonstrações ao apresentador, que responde ao vivo aos espectadores e destaca os benefícios dos produtos. Imagina só ter toda a experiência de uma compra na loja, mas não precisar sair de casa? É isso que o live streaming oferece com diversão, credibilidade e comodidade.
Como funciona?
A data e a hora da live são definidas previamente, assim como o conteúdo da apresentação, podendo ser divulgado nas redes sociais e/ou no site da marca. A interface de compra integrada na transmissão permite que você selecione os produtos e conclua a compra em apenas alguns cliques. Esse recurso ativa o gatilho de urgência, empolgando o consumidor para tomar a decisão de compra através dos descontos disponíveis apenas durante a live, o que impulsiona as vendas imediatas.
- Com o sucesso de uma live commerce, as vendas podem ainda crescer por dias após a exibição, devido às conversas, os comentários e todo o buzz que acontece nas redes sociais, estendendo o impacto do lançamento.
Mais benefícios de investir no live streaming commerce
- Amplia o alcance da marca para públicos nichados e diversificados através das escolhas dos apresentadores da live. Por exemplo, um influenciador focado em moda, um streamer focado em games, entre outras personalidades, atraem públicos específicos, pois possuem uma base de fãs estabelecida.
- À medida que os espectadores se acostumam com a programação regular de lives, eles se tornam mais propensos a se envolver nas transmissões, aumentando assim as chances de conversão.
Com essa proposta de “venda humanizada” online, o live commerce garante a atenção aos consumidores e se fortalece como uma experiência mais natural que o e-commerce tradicional. E aí, você pensa em explorar essa estratégia inovadora no seu negócio?